terça-feira, 5 de julho de 2011

Ultra Trail Serra da Freita 2011




Desafio superado!

No final da Maratona do Porto falei com o Mister Branco e coloquei o objectivo para 2011: Acabar os 70 km da Freita (só de pensar que à 5 anos nem 7 kms conseguia fazer!!!)!

Treinos:
Infelizmente até Abril nem tudo correu como planeado: em Dezembro nem aos 100 km de treinos cheguei com uma lesão no joelho…. Em Março fui eleito o cliente do ano na Fisioterapia para curar uma lesão no tendão de Aquiles. Em Abril já nada me podia parar! Foram 25 treinos tendo passado pela primeira vez os 400 km! Em Maio foi o melhor mês .. Muita carga, o recorde da meia (1h20m44s) e para culminar um 6.º lugar na Geira! Até à Freita o esquema era simples: Treino muito duro antes dos treinos de trail para simular a prova!
Sinceramente: Este treino é melhor que o da maratona … como adoro a montanha aplico a máxima: “quem corre por gosto não cansa”!!

Novo desafio:
Em conversa com o meu irmão surgiu a ideia de me alimentar apenas de produtos biológicos do Mercatu (à excepção da fruta e coca-cola dos abastecimentos).

A Prova:
Chegou o dia e com a ansiedade dormir foi coisa que não aconteceu! Eram 2h30 já estava a tomar um pequeno almoço biológico! 3h30 e já estava no Merujal a levantar o dorsal.
Pelas 4h30 arranco para o desafio do ano! Sigo no segundo grupo até aos 16 kms. Na entrada para o rio a festa da queda … dois malhos só para mostrar quem sabe cair! No rio perdi muito tempo .. tenho de treinar mais … devo ter perdido uns 20 minutos para a malta do meu grupo!
Saímos do rio a aproveitei para trocar de meias (grande ideia… nem uma bolha tenho!) tiro os bastões e penso: começou agora a Freita!!!! Arranco e penso: “está fresco por isso vou dar tudo na Garra e na subida da Fraguinha”; dito e feito … Na saída da Garra ultrapasso 3 colegas e aproveito a descida do trilho dos incas para ganhar terreno e moralizar-me para a subida da Fraguinha! Na Fraguinha foram 32 minutos sempre, mas sempre a dar-lhe! A descida é que acabou comigo! Fiquei feito num oito!
A partir do abastecimento dos 50 era sofrer e nunca parar .. posso dizer que só parei na Lomba quando deixei os dentes a 2 cm do chão … mas que tralho monumental!
Abastecimento dos 60 e já estava a jogar em casa (foi lá que fiz os melhores treinos) … até ao final praticamente não consegui correr mas ainda tive direito a um tralho adicional … aiiii aquele PR7!

11horas, 11 minutos e 12 segundos depois da partida … O final da Aventura! Sou um FINISHER!!! Agora posso dizer que já tenho uma Ultra no currículo (e que ultra)!

Quanto aos objectivos:
1. Acabei e ainda por cima com menos de 12 horas;
2. Por um não entrei no top ten!
3. Não ingeri nenhum suplemento, gel ou produto químico marado (ok… a coca-cola é marada)! Foram 70 km biologicamente alimentados! Obrigado MERCATU!

Para concluir:

Agora vem o meu maior desafio de sempre … é uma ultra……… mulher e já tem nome: Maria!!!
Agradeço à Carla (e à Maria) a paciência .. não é fácil ficar em casa sozinha entre as 22 e as 00:30 para eu ir treinar! E ao Branco o planeamento dos treinos, e ao Freitas a companhia!


Em 2012 tenho mesmo de entrar no campo dos 3 dígitos….

4 comentários:

Servo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Gomes disse...

Parabens Miguel


Um Grande Abraço!!!

Anónimo disse...

Parabens Jorge. Es um exemplo de dedicação e esforço.

Hugo Gomes disse...

Parabéns Miguel!

Preparar, realizar e concluir (com classe) uma prova destas é de facto espantoso.

Quanto à outra ultra (a Maria), acho que essa te vai dar mais trabalho e dores de cabeça que esta ultra (a da Freita).

Um abraço!