sábado, 13 de novembro de 2010

7.ª Maratona do Porto - 2010 | Jorge Almeida

Bem, hoje no Ponto de Encontro foram apresentadas diversas teorias … todos querem saber qual foi o meu segredo … então aqui vai:

Decisão:
A Maratona do Porto estava decida desde Novembro de 2009! No ano passado gostei da experiência por isso era para repetir!
Logo em Janeiro enviei um e-mail ao Mr. Branco a definir o objectivo de baixar as 3 horas!

Preparação:
Após o Trail de Óbidos iniciei a preparação específica que tinha por base abstenção dos treinos de trail (que vão regressar em grande), aumento do n.º de kms acompanhados por treinos superiores a 30 km e séries longas com intervalos só para coçar qualquer coisa! Aqui tenho mesmo de tirar o chapéu ao grande Branquinho … Resultou na perfeição!
Durante os treinos senti-me bem e comecei a colocar o objectivo: entre 2h55 e 2h57! A Meia da Sportzone confirmou … 1h23m x 2 + 10m = 2h56m! Isto quer dizer a prova a 4’10’’!
Uma semana depois da Meia fiz um teste de 26 km para afinar o ritmo e ver a pulsação … TUDO OK!

Prova:
O que custa na Maratona são mesmo os treinos (6x2000; 8x1000; +30km; 15x400, etc…: daaassssss).. Se fizermos tudo como planeado e tivermos uma pontinha de sorte vão ser 3 horas fantásticas!
Arranquei consciente que não podia sair do meu registo … nos primeiros 5 kms estive a afinar o ritmo depois foi tipo relógio suíço! Na parte final “dei tudo” e tive forças para aguentar o ritmo … Contra o vento passei mesmo muitos atletas (obrigado a um atleta que me deu água junto à foz … ali foi duro!) e acabei com um registo muito, mas muito bom [ver aqui]!

Conclusões:
Nesta prova aprendi muito (a partilha de experiências é mesmo importante) … A maratona é uma prova que não perdoa! O ritmo tem que ir decidido e afinado de casa … quem abusa simplesmente paga!

Agradecimentos:
Carla: por me aturar, deixar treinar e mais não sei o quê … BEIJOCAS!
Branco: pelo trabalho de elaborar e ajustar e reajustar o plano de treinos as minhas variações de disponibilidade para treinar/competir, tendo o plano e os objectivos sido realizados! Faz já a minha inscrição para 2011!
Atletas e amigos: obrigado por partilharem os bons momentos!

5 comentários:

Carlos Alexandre Lopes disse...

Parabéns

NS disse...

Parabéns Jorge, foi em grande!

Jorge Almeida disse...

Carlos e Nuno: Muito obrigado!
Boas provas.

Hugo Gomes disse...

Parabéns camarada, fizeste uma boa preparação e uma excelente prova.
Já somos 2 para 2011! :)

Artur Reis disse...

muito bom, parabens mas na próxima vais ter que dar mais ao pedal, pois eu vou lá estar.