segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dicas para o Trail

 
Sábado é dia da #3 série do AXTrail. O evento tem uma prova de 80 km com cerca de 5000 m D+ e uma mais curta mas igualmente dura de 30 km com 1800 m D+.
 
Aproveitamos a oportunidade, deixamos algumas dicas a quem vai desafiar os seus limites para tentar acabar estes empenos:
 
Traçar objetivos alcançáveis e não se esquecer os mesmos durante a prova:
- Nestas provas longas por vezes sentimo-nos bem e impomos ritmos superiores aos nossos. O resultado tipicamente é só um: um grande estouro!
- Nunca correr em zonas perigosas, como por exemplo: na levada da central da Ermida; na passagem por cursos de água, zonas técnicas, etc;
-  Analisar o ritmo a impor nas subidas: Será que é vantajoso correr nos maiores pendentes? Ou ganho em caminhar? Pessoamente utilizo a técnica: se não vejo o final da subida não corro!;
- Imprimir o perfil da prova assinalando os abastecimentos e estudando em detalhe o percurso: Hoje em dia ferramentas como o Google Earth permitem conhecer antecipadamente alguns pontos do percurso!
 
Alimentação/Hidratação:
- Ir consumindo alimentos e hidratando constantemente durante a prova e não só nos abastecimentos (quando se tem fome ou sede já estamos em desgaste/desidratados e já é difícil superar esse problema);
- Não inventar: Apenas utilizar os alimentos que estamos habituados … na prova não se fazem testes!
- Levar “snacks” para ir petiscando: uvas passas, barras; figos, nozes, etc;
 
Equipamento:
- Levar sempre roupa a pensar no pior cenário! Por exemplo: se vemos que pode chover devemos levar um impermeável pois o corta vento não chega! É um peso extra mas pode ajudar e muito especialmente quando se vai correr de noite e passando por cotas superiores a 1000 m altitude!
 - Material obrigatório: respeitar as indicações da organização!
 
De resto é só descansar até á prova pois o trabalho já esta feito!!!
 
Nota: O CAO vai estar representado nos dois eventos com um atleta em cada. Fica a promessa de uma crónica depois da prova!

Sem comentários: